Texto de Eliana Tomaz de Almeida, secretária arquidiocesana de Pastoral
Na Solenidade de Cristo Rei, celebrada na liturgia do último domingo (20), a Arquidiocese de Diamantina realizou a VI Jornada Arquidiocesana dos Cristãos Leigos e Leigas, no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina (MG). O tema da jornada deste ano, “Caminhar juntos na alegria de evangelizar em comunidade”, foi pensado a partir da proposta do Sínodo dos Bispos (2021-2024) e do Projeto de Evangelização da Arquidiocese. Durante a Jornada, foi realizada a abertura do Ano Vocacional que tem como tema: “Vocação: Graça e Missão”, e como lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33).
Um pouco da história das Jornadas na Arquidiocese
Desde a pandemia, cerca de dois anos, não era realizada a Jornada dos cristãos de forma presencial. A primeira Jornada, em 2016, foi idealizada pelo arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, recém-chegado na Arquidiocese, período em que a Igreja se preparava para o ano do laicato, em 2017. E, desde então, a Jornada passou a fazer parte do cronograma anual da Arquidiocese. Nos tempos difíceis da pandemia, duas edições foram realizadas no formato on-line. No ano passado, a V Jornada foi realizada no formato híbrido (parte on-line e parte presencial) e contou com a assessoria do responsável pelas campanhas da CNBB, Padre Patrick.
A VI Jornada dos Cristãos Leigos e Leigas e a VI Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Neste ano, a Jornada contou com cerca de 200 (duzentas) pessoas. Estiveram presentes leigos e leigas de todas as Foranias (Diamantina, Serro, Itamarandiba, Curvelo, Corinto e Pirapora). Diversos colaboradores se somaram na preparação e organização do evento. A Jornada iniciou às 9h, com oração conduzida pela secretária da Coordenação de Pastoral, Eliana Tomaz. A oração enfatizou a dimensão do serviço das quatro comissões e a importância de caminhar juntos no espírito sinodal: “comunhão, participação e missão”.
Dom Darci José acolheu os participantes e ressaltou a importância desse evento acontecer no Seminário, um marco da história da Arquidiocese. Refletiu, também, sobre vários pastores e bispos, que conduziram a Igreja ao longo de toda história e do conjunto da obra da evangelização, em que todos são chamados a continuar a missão no tempo presente. Ainda destacou a importância de os cristãos leigos encantar os corações apáticos e indiferentes, quando disse: “Esta jornada Arquidiocesana dos Leigos é justamente para acordar o nosso coração e para essa disponibilidade missionária, que já está acontecendo, mas precisa ser um apelo contínuo da nossa vida, a fim de que o nosso testemunho encante, encante, … a tantos outros que, porventura, na vida de Igreja, estão à margem, estão passivos, estão inertes, estão indiferentes na vida de Igreja, para que participem, correspondendo ao seu batismo”.
Na sequência, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Nereu Pacífico dos Reis, refletiu sobre a Sinodalidade da Igreja e a preparação da VI Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que acontecerá em 2023. Pe. Nereu destacou que a Sinodalidade sempre esteve presente na caminhada da Igreja Arquidiocesana, através da realização das assembleias e Sínodos. Ressaltou que o caminho da Sinodalidade exige conversão pastoral e tarefas importantes a serem contemplados no processo, tais como: “Educar-se para a espiritualidade de comunhão; prática da escuta e do diálogo; buscar sempre o discernimento comunitário; relevância do caminho ecumênico; diaconia na construção de um éthos social fraterno, solidário e inclusivo; promover a reciprocidade entre os ministérios ordenados e a corresponsabilidade dos leigos (as) …”.
Dom Darci José e Pe. Nereu reforçaram a necessidade de os leigos participarem do processo preparatório da VI Assembleia Arquidiocesana, sobretudo, a partir da primeira etapa paroquial que está em curso e vai até fevereiro de 2023. É tempo de refletir e analisar as luzes e sombras da caminhada, para continuar fazendo história.
Oficinas da Jornada
Durante o evento, os leigos participaram das oficinas, subdivididas a partir das quatro comissões e Pastoral Vocacional:
Oficina 1: “Espiritualidade Cristã e alegria de evangelizar” – Comissão para Iniciação Bíblico-catequética da pastoral (coordenador: Pe. Nereu);
Oficina 2: “Identidade do (a) cristão (ã) leigo (a): Sal, fermento e luz – Comissão para a Vida em Comunidade (coordenadores: Ivonei e Adriana);
Oficina 3: “Dai-lhes vós mesmos de comer “ (Mt 14,16) – Campanha da Fraternidade 2023 – Comissão para a Caridade (Coordenador: Pe. Gilmar, coordenador da Cáritas Arquidiocesana);
Oficina 4: “Participação dos cristãos leigos nas Políticas Públicas” – Comissão para a Missão. Maria do Carmo Ferreira da Silva – Cacá – ex-secretária da Secretaria do Desenvolvimento Social da prefeitura de Diamantina);
Oficina 5: “Vocações e Ministérios” (Ano Vocacional) – (Coordenador: Pe. Alan e Pastoral Vocacional).
Na parte da tarde houve momento de partilha das oficinas e confraternização. Os participantes foram contemplados com apresentações artísticas das Foranias: poesias, cantos e apresentação de vídeos. Um destaque especial foi dado ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado neste dia (20).
A Jornada teve o seu encerramento com a Celebração Eucarística presidida por Dom Darci José, na Basílica Sagrado Coração de Jesus. Os leigos renovaram as promessas do Batismo e saíram com os corações aquecidos para continuar firmes na missão.












.
GRATIDÃO A TODOS!
Nossos agradecimentos ao Seminário, equipe de formação, seminaristas, funcionários, Pascom (Pastoral da Comunicação), que não mediram esforços para atender, acolher e proporcionar a todos participantes, um ambiente agradável, confortável e fraterno.
Agradecimentos extensivos à:
Comissão de leigos sempre disponível para colaborar nos preparativos.
Aos colaboradores das oficinas, padres e leigos que conduziram momentos preciosos de partilha e reflexão.
Pascom Arquidiocesana e Paroquial;
Equipe de cantos e instrumentistas que animaram o encontro, tornando-o alegre e festivo.
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Nereu Pacífico dos Reis, pelo entusiasmo, dedicação e amor pela pastoral.
E, finalmente, enaltecemos o agradecimento especial a Dom Darci José por orientar, animar, cobrar e apoiar a Jornada. Dom Darci é sempre presença enriquecedora na Jornada, com reflexões pertinentes, carinho paternal e zelo pastoral.
Ao final da celebração, Dom Darci incentivou os cristãos: “Vamos em frente, com fé, com coragem, com fidelidade e com perseverança. Nós somos a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo em Diamantina. Amém”!