Texto do Diácono Valmir Rodrigues Pereira
“Apascentar as ovelhas a partir de uma esperança forte, que é Cristo”
Seguindo as orientações da Igreja Universal, todos os candidatos ao ministério ordenado (sacramento da ordem), são convidados a viverem um momento de retirada, de reflexões e reavaliações do processo vocacional por meio de um retiro espiritual. O Código de Direito Canônico prescreve em seu cânon 1039: “Todos os que vão ser promovidos às ordens dediquem-se aos exercícios espirituais, ao menos por cinco dias, no lugar e modo determinados pelo Ordinário; o Bispo, antes de proceder à ordenação, deve ser informado de que os candidatos fizeram devidamente tais exercícios”.
Nesse sentido, e para bem receber o sacramento da ordem, o presbiterado, os diáconos: Josué Santos e Valmir Pereira, realizaram nos dias 28 de novembro a 02 de dezembro o retiro espiritual no sítio da Arquidiocese. Os mesmos foram orientados pelo padre Renato Diniz, cuja metodologia partiu dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. O retiro desenvolveu-se a partir da vivência diária da Santa Missa, reflexões com temas específicos, partilhas de vida e momentos de reflexões e orações pessoais.
Ao término do retiro, os diáconos realizaram a conhecida “missa seca”, em que foram conduzidos e instruídos pelo Arcebispo, Dom Darci José, e pelo reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, padre Darlan Lima, na Capela do mesmo Seminário.
O Diácono Valmir Pereira será ordenado no próximo dia 16 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Capelinha, às 19h, na igreja de Santa Luzia. Seu lema presbiteral é: “Jesus Cristo nossa esperança” (1Tm 1, 1). O Diácono Josué Santos será ordenado no dia seguinte, dia 17 de dezembro, na Catedral Metropolitana de Diamantina, às 10h. Seu lema presbiteral é: “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21,17).
Durante a data de 20 de novembro de 2022 até 26 de novembro de 2023, celebramos o Ano Vocacional. Nesse sentido somos chamados a rezar por todas as vocações na Igreja, de modo especial, nesse tempo, pelas vocações sacerdotais. Que a virgem Maria, Mãe dos Apóstolos, interceda pelos futuros padres de nossa arquidiocese, e que nos ajude no despertar de novas vocações.
