Texto de Eliana Tomaz
Aos poucos, a Igreja está sendo reconstruída, trazendo novamente alegria e esperança ao coração de seus moradores e visitantes
O Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, CSsR, visitou no dia 18 de maio, a Igreja de Santa Rita de Cássia no distrito de Sopa, Distrito localizado a cerca de 25 quilômetros da sede. Ele estava acompanhado pelo Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus – Diamantina (responsável pela Comunidade do Distrito), Pe. Nereu Pacífico dos Reis.
O incêndio da Igreja, construída no século 18, ocorreu no dia 04 de outubro de 2019. Ficaram em ruínas, não só o templo de valor artístico, cultural e histórico, mas, igualmente, o coração dos seus habitantes e devotos de Santa Rita. Durante esse tempo, diversas campanhas de mobilização foram realizadas, dentro e fora de Diamantina. Foram intensas as reuniões, celebrações e planejamentos. “Unidos para reconstruir”, foi o nome dado à Campanha de incentivo a todos os moradores e apoiadores da comunidade.
Aos poucos, a Igreja está sendo reconstruída, trazendo novamente alegria e esperança ao coração de seus moradores e visitantes. O resultado comprova que valeu a pena o esforço de todos, de cada tijolo doado na reconstrução. A Igreja, na sua parte externa (FIGURA 1), já enche de orgulho os cerca de seus 500(quinhentos) moradores do Distrito de Sopa. A parte interna ainda precisará de mais campanhas (FIGURA 2) e doações, para recompor, integralmente, o acervo original do altar, imagens sacras e demais objetos sagrados da capela.

Crédito da fotografia: Eliana Tomaz.
Fé, coragem e ânimo, os moradores têm de sobra. O Arcebispo de Diamantina sempre ressalta a importância de a comunidade se manter unida como Igreja viva: “…se nós mantivermos a unidade que esta assembleia expressa, então nós vamos reconstruir, sim, a Igreja de tijolos, que ela não é nada mais do que reflexo da Igreja viva que somos nós”.
A Igreja de Santa Rita realizou a festa da padroeira no final de semana (21 e 22 de maio), um momento de louvor e ação de graças da comunidade. Dom Darci presidiu a festa do mastro, sábado (21), e destacou o empenho de todos na reconstrução: “Tá dando um trabalho danado e todos têm participado, porque o devoto de Santa Rita, não desanima jamais, se inspira nela. Santa Rita foi uma santa lutadora, não é verdade?”. Ele pediu a todos para continuar firmes nas orações e nas ações! “Que Santa Rita rogue por você e a sua família”, destacou, dando a benção aos presentes e aos que acompanhavam os festejos e transmissões em casa.


Colabore através das contas
Caixa Econômica Federal
Agência – 0112
Conta Corrente – 2912-6
Operação – 003
Banco do Brasil
Agência – 0344-1
Conta Corrente – 51500-0
Mitra Arquidiocesana de Diamantina
CNPJ: 20.078.531/0001-04