Texto: Pe. Valmir Rodrigues Pereira
Fotografias: Pedro H. O. Rosa
Aconteceu no dia 13 de fevereiro, às 19h, na Catedral Metropolitana de Diamantina-MG, a missa festiva em comemoração dos dez anos de episcopado de sua excelência Dom Darci José Nicioli.

Dom Darci José foi ordenado bispo no dia 3 de fevereiro de 2013, em Aparecida (SP), no Santuário Nacional. Tendo como lema episcopal: “Signum Tuum Luceat”, que significa: “Que a Tua Luz Brilhe”. Sua cidade de origem é Jacutinga (MG), nasceu no dia 01 de maio de 1959.
De Bispo auxiliar de Aparecida (SP), foi nomeado Arcebispo de Diamantina pelo Papa Francisco (2016), sucedendo o então Arcebispo, Dom João Bosco Óliver de Faria. No exercício do seu ministério episcopal, na sua maior parte, dentre os dez anos, sete se realizaram na arquidiocese de Diamantina.
A missa em comemoração e ação de graças por este tempo de alegrias, foi presidida pelo próprio Arcebispo, concelebrada por outros três bispos: Dom João Bosco (Arcebispo emérito de Diamantina), Dom José Aristeu Vieira (Bispo da Diocese de Luz-MG) e Dom Lindomar Mota (Bispo da Diocese de São Luiz dos Montes Belos-GO). Além destes, fizeram-se presentes o clero arquidiocesano, padres representantes das dioceses sufragâneas, seminaristas e um número expressivo de fiéis leigos.

Destacamos que a homilia foi proferida por Dom João Bosco, em cuja reverência destacou o valor divino da vocação sacerdotal, enfatizando a episcopal. Acenou ainda o papel dos pais como sendo instrumentos de Deus no alimentar humano e espiritual da fé e vocação da pessoa. Não pôde deixar de mencionar as alegrias e as noites escuras, e momentos de solidão da vida ministerial de um Bispo.
No final, foram-lhe desejadas muitas felicidades no exercício do ministério episcopal, especialmente nas terras adamantinas, enquanto igreja que contribuiu e continua a favorecer no progresso humano e espiritual do povo de Deus, sendo auxiliado por um clero servidor- ‘santo e bom’!!!
A missa teve seu curso ritual/celebrativo normal (liturgia eucarística), em seu final, padre Gilvan André, em nome de todo clero arquidiocesano, dirigiu poéticas palavras ao Arcebispo Dom Darci. Alguns presentes foram ofertados ao aniversariante, expressão visível dos afetos externados do clero e do rebanho (povo).
Por fim, Dom Darci encerrou o momento de ação de graças destacando sua alegria de ser Bispo, explanando suas diversas experiências, desde bispo auxiliar até sua posse e vida pastoral-missionária na arquidiocese de Diamantina-MG. Forte foi a frase citada de Santo Agostinho que enfoca: “Para vós sou Bispo, convosco sou cristão”. Tendo sempre este sentimento de pertença e distinção ministerial na vida eclesial.
Após a missa na igreja mãe, Catedral Metropolitana dedicada a Santo Antônio, houve um solene jantar no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus.
Rezemos continuamente pelos nossos pastores, sucessores dos Apóstolos, sinais visíveis da tradição viva da Igreja e defensores da Fé, dos bons costumes e valores.
Neste ano vocacional tenhamos um coração ardente e pés sempre a caminho.




