
Você já se perguntou qual a vontade de Deus para sua vida? Já pensou na possibilidade de se tornar padre?
Qual a melhor vocação?
“Vocação boa, é a vocação de cada um!” Não existe, de forma geral, uma vocação melhor que as outras, pois, dentro da nossa dinâmica de fé, a dignidade que possuímos está no fato de sermos batizados. Ou seja, todos temos a mesma dignidade, apenas exercemos funções e responsabilidades distintas, mas, a maior responsabilidade não determina uma maior dignidade. Logo, um padre não é mais digno que um pai de família.
Só é possível dizer que uma vocação é melhor do que as outras de forma pessoal. Para quem é chamado a ser um irmão de uma família religiosa, como os redentoristas, por exemplo, dirá – e deve ser assim – que esta é que é a boa vocação [para ele]. O rapaz que é chamado a unir-se em matrimônio, constituir família e exercer a paternidade dirá que esta vocação que é boa. Na mesma lógica, aqueles que são chamados a ser padres dirão que esta vocação é que é boa. Ou seja, “Vocação boa, é a vocação de cada um!”.
O que é preciso, então?
É necessário descobrir a que se é chamado. Isso que significa “discernir a vocação”. Trata-se de entender qual a sua missão.
O trabalho da Pastoral Vocacional consiste em ajudar aos jovens a trabalhar os elementos pessoais, de ordem interior e comunitário, para que – por si mesmos – sejam capazes de compreender qual o seu chamado vocacional, a fim de bem assumí-lo. Participar do encontro vocacional não significa que se vá entrar para o seminário: significa que o rapaz se pergunta e pergunta para Deus qual é a missão da sua vida.
Como ter esta ajuda?
Ei, jovem! Queremos te ajudar a tomar decisões acertadas para sua vida! Nosso primeiro encontro vocacional acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus. Entre em contato com seu pároco para participar!!!
Neste ano, a Pastoral Vocacional tem aprofundado o seguinte tema da Palavra de Deus enquanto acompanha os jovens:
