Texto de Pe. Celso Fernando Alves
Fotografias de Pe. Nereu Pacífico dos Reis

Tornou-se sede da Primeira Reunião do Clero da Arquidiocese de Diamantina, o Centro Pastoral da Arquidiocese, “Enrichetta Onorante Michisanti”. A Reunião aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro com a presença do Arcebispo que coordenou os trabalhos junto com a Coordenação de Pastoral Arquidiocesana.
No início da manhã do dia 14/02, tivemos a visita do Arcebispo Emérito, Dom João Bosco Óliver de Faria, que a pedido do Arcebispo Dom Darci José Nicioli, dirigiu suas palavras de encorajamento para a missão do sacerdote com seus desafios.
Ainda na parte da manhã, o principal assunto foi a Campanha da Fraternidade 2023. Foi realizado um Estudo sobre a mesma, com a Assessoria do Pe. Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB.

Na parte da tarde de terça-feira, 14, orientados pelo Pe. Nereu Pacífico dos Reis – Coordenador de Pastoral, fizemos memória da Caminhada Pastoral na Arquidiocese de Diamantina com importantes pontos que nos fizeram perceber a trajetória bonita de evangelização no Vale do Jequitinhonha e no Sertão, dando-nos, também ânimo para a nossa caminhada de realização do Projeto de Evangelização da Arquidiocese. Logo, foi-nos apresentada por Eliana Tomás – Secretária de Pastoral, a Síntese do Sínodo para a Etapa Continental. Após um breve intervalo, conversamos sobre a Assembleia de Pastoral da nossa Arquidiocese que será realizada no mês de novembro próximo. Este dia de muitos trabalhos e reflexões foi concluído com a Celebração Eucarística presidida pelo nosso Arcebispo.

Com a Celebração da Santa Missa que foi presidida por Pe. Tadeu do Rosário, iniciou-se o segundo dia da reunião, na quarta-feira, 15/02. Vários foram os assuntos abordados. Primeiramente foi realizada uma Análise de Conjuntura Eclesial a partir do Questionário Arquidiocesano pelo Pe. Geraldo De Mori, padre Jesuíta (FAJE). Após esta importante e necessária análise pastoral, conversou-se sobre outros assuntos pastorais, tais como: Pastoral Presbiteral, Pastoral Catequética, Pastoral Juvenil, dentre outros. Foi também revista a nossa agenda arquidiocesana e apresentada propostas de datas para a agenda do ano de 2024.
Foram momentos muito ricos de estudo, reflexão, partilha e sobretudo de encontro dos padres com o Arcebispo. Deus seja louvado por este tempo.
Juncti Valemus!