Arquidiocese, Destaque, Notícias

Jubileu dos Catequistas

Arquidiocese de Diamantina celebrou o Jubileu de Catequistas junto ao seu XIII Congresso Arquidiocesano de Catequese

Por Bárbara Luísa Rodrigues Santos Oliveira

No dia 28 de setembro de 2025,  realizou-se, na cidade de Diamantina, o XIII Congresso Arquidiocesano de Catequese e Jubileu dos Catequistas. Aproximadamente 600 catequistas, vindos das foranias de Pirapora, Corinto, Curvelo, Serro, Diamantina e Itamarandiba, foram recepcionados no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus e, em seguida, participaram de uma caminhada até o Colégio Diamantinense.

Após a alegre acolhida feita pela equipe de música e o Pe. Josué Augusto, houve a oração inicial, conduzida pelo Diácono Pedro Augusto. Na sequência, o Pe. Darlan dirigiu-se aos catequistas, refletindo sobre o tema: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”  (Rm 12,12). Em sua fala, destacou as virtudes teologais:

i) O catequista assume a missão de ser peregrino de esperança – virtude que Deus colocou no coração de todos os homens (CIC);

ii) A tribulação não tira a esperança, mas a aumenta;

iii) A vida de oração faz reavivar o dom de Deus em nossos corações. O catequista responde ao chamado de Deus e ajuda jovens, crianças e adultos a saciar a sede que eles têm de Deus.

Na ocasião, o arcebispo Dom Darci José dirigiu palavras de incentivo, nutrindo e fortalecendo a caminhada catequética, e encorajando os catequistas na missão a eles confiada: anunciar a Palavra de Jesus Cristo, contribuindo para a ação evangelizadora da Igreja. Ele destacou ainda o papel, a vocação e o chamado do catequista, ressaltando a importância de alcançar os mais distantes e levá-los até Jesus.

O congresso também contou com um intenso momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Encerrando as atividades no Colégio Diamantinense, os catequistas, peregrinos de esperança, seguiram em caminhada até a Catedral, onde o dia foi concluído com a Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Darci.

O nosso Congresso e Jubileu foi construído e realizado a várias mãos. Erguemos a Deus ação de graças por todos os que colaboraram conosco para celebrar. Aos parceiros, nosso agradecimento!

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO