Menu

Arquidiocese, Clero, Destaque, Formação

ENCONTRO DA PASTORAL PRESBITERAL

Aconteceu no sítio da Arquidiocese de Diamantina o primeiro encontro desse ano de 2024 com os padres com até dez anos de ministério ordenado. Também estavam presentes os seminaristas em Estágio Pastoral (período de síntese).
Esse momento é motivado pela Pastoral Presbiteral, o encontro aconteceu nos dias 20 e 21 de Maio. O mesmo foi conduzido pelos especialistas em tratamento da vida sacerdotal: doutor Ramon e Alex. Eles proporcionaram momentos de reflexões e partilhas entre os padres, fazendo compreender o necessário cuidado de si mesmo, para bem cuidar do outro. O sacerdote é Cuidador. Para tanto, requer cuidar de si e contribuir para com o bem estar humano, moral e espiritual do irmão sacerdote, pois se é uma família presbiteral.
Nessa linha de caminhada, os afetos e sentimentos são elementos fundamentais a serem observados, avaliados e compreendidos diante das muitas experiências e circunstâncias que vivemos. Os sentimentos são entendidos como elos de conexões entre as pessoas. Por isso a importância de estar atento aos sentimentos e aos sinais que o próprio corpo oferece no cuidado de si. Assim, não sendo capaz de ajudar-se a si mesmo na resolução dos problemas, procurar ajuda especializada é fundamental, sinal de humildade e reconhecimento de seus limites.
O encontro foi momento também de reconhecer as próprias fraquezas, virtudes e olhar para o outro irmão sacerdote com um olhar mais humano. Percebendo que ele também é dotado de virtudes e limitações. A vocação sacerdotal é luz quando nos deixamos iluminar pela Via maior: que é Cristo Jesus, que foi Cuidador dos excluídos e empobrecidos no corpo e na alma.
Rezemos pelos nossos sacerdotes e para que o Senhor da Messe continue a enviar operários.

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO