ENCONTRO ARQUIDIOCESANO COM COORDENADORES DO EJC
Aconteceu nos dias 15 e 16 de março, no Centro de Pastoral da Arquidiocese de Diamantina, o 1º Encontro Arquidiocesano do EJC (Encontro de Jovens com Cristo). Na ocasião estiveram presentes o coordenador arquidiocesano da juventude, Padre Celso Fernando, o Padre Rogério Marques e o seminarista Igor Neves, membros do Setor Arquidiocesano da Juventude, bem como jovens e casais coordenadores de 26 paróquias da Arquidiocese.
A dinâmica do encontro foi marcada, de maneira central, pela apresentação das Diretrizes Gerais do EJC no Brasil, a partir do novo documento lançado pela CNBB em 2021, por ocasião dos 50 anos deste serviço eclesial para a juventude. O documento, caracterizado por uma redescoberta do sentido original do EJC e de seus valores essenciais propostos por Alfonso Pastore, apresenta a todos os diretores espirituais e coordenadores, um meio eficaz e detalhado de como conduzir o encontros em suas próprias paróquias.
O documento foi apresentado a partir dos quatro capítulos do texto, abordando temas como: história, identidade e metodologia do EJC. A razão dessa exposição é a necessidade de possibilitar ao jovens uma experiência verdadeira com o Cristo vivo, a partir de seu contexto de vida, tantas vezes marcados pela experiência do sofrimento, sem perder de vista o carisma próprio do encontro.
Tendo observado a pluralidade com a qual o EJC está sendo desenvolvido na Arquidiocese, o encontro buscou orientar as coordenações paroquiais para a unidade e comunhão eclesial. Nesse sentido, a Coordenação da Pastoral Juvenil indicou os próximos caminhos a serem trilhados pelos coordenadores na manutenção e readequação do EJC nas paróquias em conformidade com o Documento Nacional.
Aproveitando a ocasião, realizou-ze também a indicação de alguns jovens e casais para que, conforme a nomeação do Arcebispo, integrem a Articulação Arquidiocesana do EJC. Essa equipe trabalhará juntamente ao Diretor Espiritual, tendo como objetivo a preservação da integridade, unidade, método e espírito do EJC, fazendo cumprir as diretrizes nacionais.
Celebrando o Jubileu da Esperança, rogamos a Deus para que a juventude de nossa Arquidiocese tenha Cristo como a única esperança de suas vidas, sendo transformada em luz para Igreja e para o mundo. Que a atualidade dos elementos que constiuem o EJC, despertem os jovens para a missão em vista da implementação da Civilização do Amor, reassumindo o decisivo protagonismo na evangelização.
Por: Igor Neves