Arquidiocese, Destaque, Dom Darci

Encerramento do ano formativo da EAFTP

por Pe. Josué Augusto Teodoro dos Santos

No dia 07/ago deste ano, a nossa Arquidiocese teve a alegria de iniciar mais um semestre formativo da Escola Arquidiocesana de Formação Teológico-Pastoral (EAFTP). A alegria não parou por aí, pois, na mesma ocasião, iniciou sua formação a segunda turma da escola. Foram 238 matrículas para o primeiro módulo (turma iniciada este ano). Para o início das atividades, foi ministrada uma aula inaugural com o tema “A teologia em situação de pós-modernidade”, pelo Prof. Pe. Geraldo De Mori, sj, para ambas as turmas da EAFTP.

Ao longo do semestre corrente, cerca de 180 alunos, em média, frequentaram o módulo 1. Para o módulo 3 (turma que iniciou no ano passado), este número é ainda mais expressivo, cerca de 350 alunos, por dia de aula, em média.

Aproximamo-nos do fim do ano e, consequentemente, também do fim do ano formativo. Por isso, atenção! Como evento de encerramento dos estudos, será ministrada uma aula final, no dia 11/dez, às 19h. Neste dia, ambas as turmas assistirão a mesma aula (alunos dos módulos 1 e 3). Ela será ministrada por nosso arcebispo, Dom Darci José Nicioli, CSsR, com o tema “MISSAL ROMANO – Mudanças realizadas na nova atualização.

Fique atento, organize sua agenda e seus horários e não deixe de participar da aula neste dia!

Caso você tenha chegado até aqui e não tinha conhecimento desta oportunidade de aprofundar as razões de sua fé, existente em nossa Arquidiocese, procure o seu pároco e/ou o vigário paroquial e, tendo condições e interesse, apresente-se disponível para a formação e para o serviço paroquial. Veja abaixo alguns relatos que recolhemos de pessoas envolvidas com a EAFTP.

Como está sendo a experiência da EAFTP? Que impacto ela tem exercido em sua vida e caminhada de fé, pessoal e paroquial?

“A EAFTP está sendo de grande valia, nota-se que os professores são capacitados e dotados de muito conhecimento. O valor dessa formação para minha fé é imenso! Os conteúdos apresentados me fazem expandir a mente e ter um conhecimento bem mais concreto das doutrinas e dogmas da Igreja Católica. O impacto tem sido muito positivo também na vida pastoral e ministerial, tendo em vista que a partir desses conhecimentos adquiridos, posso ter mais autoridade e clareza para exercer meu serviço pastoral” (Gabriel Honório, Paróquia São João Batista, de Itamarandiba-MG, aluno da EAFTP).

O que o senhor achou da iniciativa e de contribuir com ela?

“A iniciativa da escola de formação revela um verdadeiro interesse por parte da Arquidiocese de Diamantina em formar os seus diocesanos. Está em consonância com uma Igreja sinodal e em saída à luz do Concílio Vaticano II e nos passos do Papa Francisco. Sem dúvidas, a escola de formação oferece aos participantes uma oportunidade ímpar de compreender melhor o que professamos em nossa fé e dar razão de nossa esperança a todos aqueles que nos pedem (cf. 1Pd 3,15). Seguramente, as comunidades eclesiais da Igreja Particular de Diamantina se fortalecem com cristãos discípulos missionários bem formados.
Contribuir com esse processo foi enriquecedor. Os participantes tinham interesse e entusiasmo em aprofundar o seu conhecimento para partilhá-lo em suas comunidades. Saber que pude ser um facilitador para o crescimento pessoal e comunitário é, no mínimo, gratificante e me faz cumprir o meu dever ministerial e pastoral” (Pe. Dr. César Thiago do Carmo Alves, religioso pavoniano, professor no terceiro módulo da EAFTP).

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO