Arquidiocese, Curvelo, Institucional, Itamarandiba, Notícias das Paróquias

“E o orvalho, no silêncio, toca os primeiros frutos”

Texto de Pe. Josué Santos

Encaminhamo-nos para a finalização de mais um ano civil e a Arquidiocese de Diamantina tem a alegria de, por outro lado, no início de um ano litúrgico e início do 3º Ano Vocacional no Brasil, colher novos frutos de vocação presbiteral. Neste mês de dezembro foram duas ordenações presbiterais! Pela súplica da Igreja e imposição das mãos de Dom Darci José Nicioli, CSsR, o Espírito Santo constituiu como colaboradores para o serviço do povo de Deus, o Pe. Valmir Pereira e o Pe. Josué Santos.

No último dia 16, estivemos reunidos na Capela de Santa Luzia, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Capelinha/MG, para a solene Celebração Eucarística em que, o então, Diác. Valmir foi ordenado sacerdote. No dia seguinte (17), as preces foram feitas em vista da ordenação sacerdotal do então Diác. Josué, na Catedral Metropolitana de Diamantina/MG. Em ambas as celebrações houve ampla participação de fiéis, clérigos e leigos.

O advento do Ano Vocacional para nossa Igreja Particular foi marcado pelo “nascimento” de dois presbíteros, estimulando que cantemos a peitos abertos que “nossas vinhas, com o sol aberto, já estão florindo; E o orvalho, no silêncio, toca os primeiros frutos”. De forma especial, para os neossacerdotes Pe. Valmir e Pe. Josué, que nos últimos dias têm oferecido os primeiros frutos, as primícias, de seus ministérios.

O Pe. Valmir está visitando comunidades que contribuíram com a sua formação para, junto delas, rezar a Eucaristia. Já esteve em sua comunidade e paróquia de origem. Nesta quinta-feira (29), visitará a Paróquia São Sebastião, distrito de Senador Mourão, Diamantina/MG. No sábado (31), passará pela Paróquia Sant’Ana, de Inhaí, Diamantina/MG e, por fim, no domingo (1º de janeiro de 2023), reunir-se-á com a Paróquia Imaculada Conceição, de Curvelo/MG, comunidade com a qual trabalhou ao longo deste ano de 2022. No dia 26/01/2023, será acolhido na Paróquia Nossa Senhora da Graça, em Capelinha/MG, onde exercerá o ministério com o ofício de vigário paroquial, colaborando com o trabalho pastoral exercido pelo Pe. Gilvan André.

O Pe. Josué, por sua vez, visitou na última semana (18-23 de dezembro), as comunidades que contribuíram com sua formação. Esteve celebrando em Santa Bárbara/MG, sua cidade natal, bem como: na Paróquia São José, Distrito JK, Curvelo/MG, onde esteve trabalhando no último ano; na Capela de Santo Antônio, Desembargador Otoni, Diamantina/MG; e nas Paróquias Santo Antônio da Sé e Sagrado Coração de Jesus, de Diamantina/MG. No último dia 23 já foi acolhido na Paróquia São João Batista, em Itamarandiba/MG, onde se encontra exercendo o ministério com o ofício de vigário paroquial, colaborando com o Pe. Bráulio.

Não deixemos de rezar por todas as vocações em nossa arquidiocese: matrimoniais, leigas, consagradas e sacerdotais! E, no presente, não deixemos de louvar e interceder pelos neossacerdotes que agora servem ao povo de Deus!

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO