Arquidiocese, Institucional

Dom João preside Missa em Ação de Graças pelo seu 80º aniversário natalício

O arcebispo emérito da Arquidiocese de Diamantina, dom João Bosco Oliver de Faria, completou 80 anos de vida no último dia 30 de outubro. Para celebrar uma data tão especial foi realizada uma Missa em Ação de Graças na segunda-feira (18), na Basílica Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina. A Celebração Eucarística foi presidida por dom João, e concelebrada pelo arcebispo de Diamantina, dom Darci José Nicioli, pelos bispos dom Edson Oriolo da Diocese de Leopoldina, dom Antônio Félix da Diocese de Governador Valadares, dom Marcelo Romão da Diocese de Araçuaí e pelo clero da Arquidiocese.

Também estiveram presentes os prefeitos de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque e de Gouveia, Antônio Vicente Souza, o promotor da cidade de Vespasiano, Adriano Faria,  familiares e amigos de dom João.

Dom Darci relembrou a trajetória do arcebispo emérito e o agradeceu por seu exemplo e doação durante todos esses anos. “O seu ministério episcopal e sua vida sacerdotal foram muito fecundos. Hoje, estamos aqui para dizer ao Bom Deus muito obrigado pela sua vida e como ele tem abençoado o senhor, 80 anos é uma idade de muita significação e uma parte tão importante da maturidade da sua vida doada a essa Igreja de Diamantina. O senhor me entregou uma Igreja organizada, um clero bem formado, portanto, uma Igreja viva e quer continuar pelo seu testemunho a ser uma Igreja viva”, afirmou dom Darci.

A homilia foi proferida por dom Edson Oriolo, o bispo relatou como dom João sempre esteve presente em sua vida já que eles se conhecem desde que dom Edson tinha três meses de idade, “sinto muito honrado por ter sido formado e acompanhado pelo senhor, agradeço por tantos ensinamentos que me acompanharam por toda a vida e acompanham no meu ministério episcopal”. Ele ainda enfatizou a preocupação de dom João com as famílias, a juventude e a quantidade e qualidade dos leigos e leigas.

Ao final da Celebração, o aniversariante agradeceu a presença de todos e, especialmente, ao arcebispo, dom Darci José, e afirmou que todos estariam em suas orações diárias. “Pensei muito na viagem vindo de Patos de Minas, e pensei nos sinais da misericórdia de Deus, quantas alegrias e quantas coisas Deus planta na vida e no coração de um padre”, disse dom João.

Após a Missa, todos participaram de uma linda festa no Seminário Sagrado Coração de Jesus.

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO