Institucional

Dom Darci celebra Missa na Comunidade de Sopa

Na manhã deste domingo (13), Dom Darci José Nicioli, CSsR, arcebispo de Diamantina, presidiu a primeira Missa na Comunidade de Sopa desde que o incêndio destruiu grande parte da estrutura da Igreja de Santa Rita de Cássia. A celebração aconteceu em frente à Igreja e ficou repleta de fiéis, estiveram presentes também o prefeito municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque e representantes da Prefeitura.

Dom Darci falou da importância da união de todos na reconstrução da Igreja. “É assim, unidos e fortificados na fé que nós sempre encontramos as forças necessárias para reviver sem nunca desanimar, apesar da dureza e do peso da cruz, mas se nós mantivermos a unidade que esta assembleia expressa, então nós vamos reconstruir sim a Igreja de tijolos, que ela não é nada mais do que reflexo da Igreja viva que somos nós”.

O arcebispo também destacou que a oração e a assembleia reunida em torno da mesa da Eucaristia é o primeiro tijolinho da reconstrução, “Dói no coração contemplar este cenário, dá uma sensação de impotência, de fraqueza, mas eu lhes digo a nossa presença aqui e a nossa oração é o primeiro tijolinho dessa reconstrução”, afirmou.

Dona Ivanice que vestia uma bela blusa com a imagem de Santa Rita de Cássia e da Igreja contou que a camisa é uma forma de homenagear o pai que faleceu e também foi um dos construtores da Igreja. “A Igreja foi queimada, mas a fé nem um minuto. Santa Rita como sempre nos deu a graça e em breve reconstruiremos a Igreja”. Dona  Ivanice Magela Rocha, 52 anos.

Foi possível sentir que todos estão dispostos e esperançosos, cada um a seu modo e dentro de suas condições para contribuir com a reconstrução da Igreja. “Vou ajudar a Igreja com minha oração”, contou o Evandro Lucas Borges  de apenas 11 anos.

“Fiquei muito emocionada na celebração e animou muito. A gente tem esperança e fé em Santa Rita que daqui a pouco vai estar tudo do jeitinho que era”, dona Maria da Conceição Mendes, 77 anos.

Após a celebração, foram apresentados os membros da comissão que responderá pelo andamento dos trabalhos da reconstrução, entre eles representantes da Comunidade, da Prefeitura e da Arquidiocese.

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO