“…É um trabalho profundamente cristão, não é um trabalho fácil, mas é um trabalho necessário” (Dom Darci).
Nesta quinta-feira (22/07), o arcebispo metropolitano de Diamantina-MG, Dom Darci José Nicioli, reuniu-se com a Comissão Justiça e Paz – CAJUP, para implantação da Comissão e início de conversa. O encontro foi on-line e participaram os padres (Vigário Geral: Pe. Tadeu do Rosário Pereira; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral: Pe. Nereu Pacífico dos Reis e o Coordenador Arquidiocesano das Pastorais Sociais: Pe. Gilmar Boaventura Campos) e os leigos atuantes nas pastorais, profissionais na área da Educação e do Direito e na linha de frente em várias ações sociais.
Dom Darci fez uma breve exposição da história da Comissão Justiça e Paz, que é um organismo da CNBB, atuando desde 1970 e afirmou que um dos principais objetivos da Comissão é: “…lutar contra todo tipo de violência e somar forças para ajudar na reflexão acerca de estruturas de acontecimentos que contrariam propósitos de justiça, de ética e de paz ou, então, todas as situações em que constatemos a degradação da pessoa humana. É um trabalho profundamente cristão, não é um trabalho fácil, mas é um trabalho necessário. Também deve ser objetivo desta comissão estimular o exercício da cidadania e da democracia”.
A Igreja realiza esse propósito em coerência com o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja. Foi destacado que uma das emergências dos trabalhos pastorais é “encantar a política”, em vista de que o leigo possa assumir o protagonismo no cenário político, superando as polarizações políticas e somando forças em prol do bem comum. Também foi, igualmente, enfatizado a importância da abrangência dessa comissão que terá campo de atuação e empenho na justiça social, direitos humanos, ecologia integral e educação política cidadã.
A próxima reunião da Comissão será em Curvelo, no dia 27 de agosto. Os participantes ficaram com a incumbência de pensar algumas ações emergenciais para início de caminhada, bem como buscar fundamentação para iluminar a reflexão, o diálogo e o agir dos cristãos, a fim que sejam luz e fermento, no mundo e na sociedade.
A Justiça caminhará à sua frente e com seus passos traçará um caminho.
Sl 85