Paróquia de Santo Antônio da Sé – Catedral Metropolitana de Diamantina
História
Fundada em 1819, a Paróquia de Santo Antônio da Sé tem uma história rica e fascinante. O primeiro aglomerado de palhoças deu lugar a uma pequena capela de colmado sob a invocação de Santo Antônio, com o padre Paiva sendo o primeiro sacerdote.
Em 1750, uma ermida maior e mais ampla foi construída na Rua Direita, substituindo a ermida do Burgalhau. Esta igreja serviu à comunidade por muitos anos até que o primeiro Arcebispo, Dom Joaquim Silvério de Souza, decidiu demoli-la e lançar a pedra fundamental de outra, à altura dos foros religiosos da comunidade.
O segundo Arcebispo, Dom Serafim Gomes Jardim, assumiu a tarefa de edificar a obra ao assumir a Arquidiocese em 1934, concluindo a construção que é hoje a Catedral Metropolitana.
Em 1819, o Tijuco foi elevado a Paróquia, sendo nomeados dois párocos. Um deles não tomou posse e o outro exonerou-se por problemas políticos que se deram no Arraial do Tijuco, em 1821. Em 1874, a comunidade foi dividida em duas freguesias: a de Santo Antônio e a de São Francisco. No entanto, a última desapareceu pouco tempo depois, em virtude da Lei Provincial n° 2.286, de julho de 1876.
Párocos
O primeiro pároco da paróquia foi o Pe. Sebastião José de Almeida, que serviu de 1823 a 1843. Atualmente, a paróquia é liderada pelo Pe. Julio César Morais.
Horários de Missa
Os horários de missa na Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé são os seguintes:
Escritório Paroquial
O escritório paroquial está aberto de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30, e aos sábados, das 08h às 12h. Você pode entrar em contato com o escritório pelo telefone (38) 3531-1580 ou pelo WhatsApp no mesmo número. O email do escritório é sediamantina@yahoo.com.br.
Redes Sociais
Você pode acompanhar a Paróquia de Santo Antônio da Sé – Catedral Metropolitana de Diamantina nas redes sociais através do perfil @catedraldiamantina.
Localização
A Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé está localizada na Praça Barão de Guaicui, S/N, Diamantina – MG, 39100-000.
Esperamos que você tenha a oportunidade de visitar esta bela catedral e experimentar a rica história e a comunidade acolhedora que ela oferece.
