Texto e fotografias de Lidiana Braziolli
Após nove anos e uma pandemia, RCC realiza Congresso Arquidiocesano em Curvelo, com tema que exorta católicos carismáticos para que se coloquem a serviço da evangelização.

Sediado na Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (FAC), o Congresso Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica reuniu integrantes do movimento, nos dias 24 e 25 de setembro, em dois dias de pregações, louvor e adoração ao Senhor. O evento, organizado pela Coordenação da RCC Diamantina, com apoio da Arquidiocese, foi marcado por testemunhos e uma firme exortação aos carismáticos para que atendam o chamado da Igreja de Cristo, prescrito pelo profeta Ageu: “Mãos à obra! Eu estou convosco” (Ag 2,4).

A programação começou com grande animação e Santa Missa, presidida pelo Padre Nivaldo, assessor eclesiástico da RCC Diamantina. Após o intervalo para o almoço, a pregação do Coordenador Estadual da RCC, Daniel Alves Pio, baseada na passagem de Ap 5,13 “Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro o louvor, honra, glória e poder”, mesmo tema do movimento no ano de 2022, levou os fiéis a refletirem sobre o posicionamento correto, diante da realidade espiritual, de que o Senhor precisa ser o centro de toda a ação. O pregador também foi o responsável pelo segundo tema do dia, alicerçado na profecia de Ageu: “Subi a montanha, trazei a madeira e reconstruí a minha casa” (Ag 1,8) – momento de muita unção do Espírito Santo, invocado por todos para que os corações sejam reaquecidos a fim de buscar de fato a reconstrução da Igreja de Cristo, abalada pelo esfriamento da fé e o afastamento de muitos no pós-pandemia. Louvor e muita adoração fecharam o primeiro dia, que foi uma prenunciação do segundo dia. O domingo começou com muita animação, participação ativa de jovens carismáticos de diversas cidades da arquidiocese de Diamantina e a pregação, conduzida pelo Coordenador Arquidiocesano da RCC, Hanz Flaubert, foi fundo no tema do Congresso: “Mãos à Obra! Eu estou convosco”, salientando a importância da fé na presença viva do Cristo na vida dos cristãos e na convicção da providência divina para os que perseveram nessa certeza. Antes da Santa Missa de encerramento, o tema “O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira” (Ag 2,9) foi apresentado pelo Padre César Rossi, da diocese de Campo Limpo (SP), numa manhã de grande mover espiritual de Deus no Congresso.

“Com certeza, a realização desse Congresso foi um grande desafio para todos nós, em todos os níveis. Sabemos que, como São Paulo disse, estamos abalando forças espirituais contrárias ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e isso certamente tem consequências. Mas nada é maior que a força e a providência de Deus. Enfim, reunimo-nos, louvamos, adoramos o Senhor e louvamos a Maria, sua Santíssima Mãe, exortando a todos a continuarem firmes na caminhada pelo avivamento, pelo novo Pentecostes, pois nós somos as mãos da obra que o Senhor quer realizar!”,
disse Hanz Flaubert.
O Congresso da RCC Diamantina 2022 reuniu caravanas de grupos de oração e católicos carismáticos de Inimutaba, Felixlândia, Jequitaí, Sete Lagoas, Joaquim Felício, Corinto, Belo Horizonte, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Itamarandiba, Datas, Augusto de Lima, Três Marias, Buenópolis, Diamantina, Curvelo e São José da Lagoa.


