Arquidiocese, CNBB, Notícias das Paróquias, Pastorais

Ano eleitoral: que fazer?

“Para se tornar possível o desenvolvimento duma comunidade mundial capaz de realizar a fraternidade a partir de povos e nações que vivam a amizade social, é necessária a política melhor, a política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum” (Papa Francisco, Fratelli Tutti – Sobre a fraternidade e a amizade social, 154).

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz-nos que “em conformidade com a natureza social do homem, o bem de cada um está necessariamente relacionado com o bem comum. Este só pode ser definido em referência à pessoa humana: ‘Não vivais isolados, retirados em vós mesmos, como se já estivésseis justificados, mas reuni-vos para procurar, juntos, o que é o interesse comum'” (CIC 1905).

Por este trecho, já é possível perceber que a formação política deve ser conteúdo da formação moral dos católicos. Estamos inseridos numa sociedade e, nela, é-nos exigido pensar e agir de forma cristã, ter em conta o bem comum.

Estamos falando da política na sua compreensão mais nobre. Sem margens para atribuir a esquemas partidários e/ou ideológicos. Apontamos para o que o Evangelho exige de todos os batizados com possibilidade de participação política.

A Arquidiocese de Diamantina adota a “Cartilha de Orientação Política 2022”

Crédito: imagem extraída de https://cnbbs2.org.br/wp-content/uploads/2022/04/Capa-Cartilha-CNBB-VERSAO-MENOR.jpg

Assim, assumindo sua missão de formar moral e politicamente a todos os fiéis, a Arquidiocese de Diamantina adotou um material de referência, a “Cartilha de Orientação Política 2022 – A política melhor”, produzida pelo Regional Sul 2, da CNBB.

A nossa arquidiocese estimula fortemente e organização de pequenos grupos de estudo com a cartilha. O texto é didático e simples, com ilustrações e questões para orientar a discussão. O material pode ser encontrado nas nossas paróquias. Verifique como o trabalho será organizado na sua, ou ainda, faça a sugestão de dinamizar de algum modo um grupo.

O estudo pode ser realizado em três encontros, visto que “[…] a cartilha está dividida em três blocos. O primeiro trata sobre o papel da Igreja Católica quanto à política e traz aspectos da sua dimensão social. O segundo, traz indicações básicas sobre o universo da política, sobre o sistema político brasileiro e as eleições deste ano. Por fim, o terceiro bloco aborda aquilo que tanto a Igreja, quanto a verdadeira e autêntica política buscam para todo ser humano: o bem comum, a fim de que possam viver com dignidade, integralmente, em todos os âmbitos da vida” (Cartilha de Orientação Política).

Pela Política do bem comum, certos de que podemos construir um Brasil onde todos possam crescer na cidadania e compromisso em prol da justiça e paz, bom estudo. O Evangelho nos interpela: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22,39).

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO