Texto: Eliana Tomaz de Almeida
“O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. (Papa Francisco)
A Comissão Arquidiocesana, formada para o processo da Síntese para o Sínodo de 2023, concluiu os trabalhos da primeira fase, nesta terça-feira (05). Foi um longo processo percorrido que iniciou em outubro de 2021 e culminará na assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023. Será a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
O arcebispo, Dom Darci José Nicioli, coordenou os trabalhos da equipe formada para articulação e Síntese do Sínodo. Foram várias reuniões, estudo do Documento Preparatório Sínodo 2023 e atividades propostas, em momentos circunscritos e específicos. Participaram da equipe, juntamente com o bispo, o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Nereu Pacífico dos Reis, o vigário geral, Pe. Tadeu do Rosário Pereira e os leigos (Edson Soares, Ivonei Antônio e Adriana Amaziles; Olinda Angélica, Sandra Maynart, Davi Sant’Anna e Eliana Tomaz).
Motivou o processo, o apelo do Papa Francisco para que todos os cristãos entrassem no espírito da Igreja Sinodal. Afirmou o Papa: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”.
Em virtude do Batismo e da Confirmação, todos são chamados à conversão pastoral e buscar luzes para transformar a realidade, marcada pelo sofrimento, injustiça e omissão. O Sínodo tem a proposta de ampliar a participação e inclusão, principalmente dos que estão à margem da sociedade. “Somos chamados ‘a investigar os sinais dos tempos e a interpretá-los à luz do Evangelho” (GS, n. 4), encontrando caminhos para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
O processo Sinodal na Arquidiocese, nessa primeira fase, seguiu passos importantes para alcançar a proposta de “Caminhar Juntos” do Povo de Deus, em comunhão, participação e missão, como conclama o Papa Francisco.
A partir da escuta atenta do Espírito Santo à nossa Igreja Particular, vivenciou vários momentos da sinodalidade:
1º – Formação da equipe arquidiocesana, estudo do Documento Preparatório Sínodo 2023, com a equipe do Sínodo, Clero e Comissões;
2º – Elaboração do Questionário de Escuta;
3º – Abertura do Sínodo na Arquidiocese no dia 17 de outubro de 2021, presidida pelo nosso arcebispo, Dom Darci José Nicioli, com transmissão para todas as paróquias;
4º – Início da escuta e consulta arquidiocesana do Povo de Deus, Clero e seminaristas – Dezembro de 2021 a fevereiro de 2022;
5º – Formação da equipe de síntese do questionário; 5º – 05 de julho de 2022 – Conclusão da síntese Arquidiocesana.
Além dessas ações, outras atividades animaram o processo: divulgação do Sínodo pelos veículos de comunicação, reflexões nos grupos de cartilhas, Hora Santa nas paróquias (17 de fevereiro), menções sobre o Sínodo no Retiro Quaresmal dos cristãos leigos, etc.
Concluindo essa primeira fase, o nosso arcebispo fará a revisão final do texto e, logo após, será encaminhada a Síntese da Arquidiocese de Diamantina à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A CNBB sistematizará e enviará a síntese de todas arqui/dioceses para etapa continental. A segunda fase – a Continental -, está prevista para setembro de 2022 a outubro de 2023. Por fim, a terceira, fase da Igreja Universal, será em outubro de 2023.
É bom recordar que o principal objetivo do Sínodo é “fazer germinar sonhos, suscitar profecias e visões, fazer florescer a esperança, estimular confiança, enfaixar feridas, entrançar relações, ressuscitar uma aurora de esperança, aprender uns dos outros e criar um imaginário positivo que ilumine as mentes, aqueça os corações, restitua força às mãos”. (Documento Preparatório Sínodo 2023)
O processo sinodal, a partir da escuta Arquidiocesana, oferece luzes para a caminhada pastoral da Arquidiocese de Diamantina, que se prepara para a realização da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 2023.
Em breve, será planejado o processo de divulgação da síntese para o Clero, Lideranças Cristãs Leigas das Pastorais e Movimentos e a todos que se interessarem.
Confira alguns registros dessa trajetória:












Para assistir à Missa de abertura (17 de outubro de 2021): clique aqui e veja pelo nosso Facebook.