por Marcelo Mendes Miranda
Aconteceu no último final de semana (27 a 29 de maio), no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus o primeiro encontro vocacional para rapazes que desejam discernir se a vocação a que Deus os chama é a vocação sacerdotal. Estiveram presentes 18 jovens das diversas paróquias da nossa Arquidiocese. O encontro foi iluminado pela passagem do Evangelho de João: “A quem iremos Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna” (cf. Jo 6,68).

O foco do encontro foi levar os jovens a fazerem um encontro pessoal com Jesus Cristo a partir a história de vida de cada um, com suas virtudes e alegrias, mas também com suas limitações e angústias. O Senhor da messe chama a cada um pelo nome, e o nome de cada um carrega uma história, uma história que é sagrada e não pode ser desconsiderada no processo de discernimento vocacional.
A partir desse foco principal foram abordadas as dimensões comunitária, intelectual e espiritual. De modo que o encontro procurou ajudar os jovens a se conhecerem de maneira integral para que possam na mesma medida darem uma reposta consciente e livre à vocação a que Deus os chama.
É a partir do autoconhecimento que cada ser humano se abre a ação e graça de Deus e também ao seu próximo e juntos caminham no conhecimento da Verdade e de modo pessoal e comunitário podem então sentir o toque de Deus em sua vida concreta.


Foi realmente um momento ímpar na vida de cada jovem que se colocou à disposição para a escuta do chamado de Deus e para toda a comunidade do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus. Por fim um agradecimento aos párocos pelo testemunho vocacional e aos jovens por confiarem na formação e na pastoral vocacional do Seminário Sagrado Coração de Jesus para fazerem o seu processo de discernimento vocacional.