Em tempos de isolamento social, a paróquia utiliza a tecnologia para continuar levando a mensagem de Jesus aos catequizandos e familiares.
Fazer-se presente, mesmo estando distante fisicamente. Esse foi o lema da equipe de catequese da Paróquia Santo Antônio da Sé, em Diamantina, para a continuidade das atividades da catequese neste período de isolamento social. Fruto de uma proposta iniciada em maio, a equipe, tendo em vista o prolongamento do distanciamento, reuniu-se e decidiu retomar as atividades virtualmente e assim continuar levando a boa nova de Jesus aos lares de crianças e adolescentes que se preparam para os sacramentos da Eucaristia e Crisma.
O primeiro passo foi a organização de um material para orientação dos encontros, seguido do contato pelos catequistas com os catequizandos e suas famílias. Após uma capacitação para toda a equipe de catequese na plataforma virtual escolhida, os encontros retornaram. Semanalmente, catequistas e catequizandos participam de um encontro virtual com duração máxima de 50 minutos. Seguindo as propostas dos encontros, os catequizandos também realizam, em casa, algumas atividades, como é possível ver nos registros fotográficos.
Além dos encontros semanais, já foi realizado a oração do terço virtualmente, seguido da coroação da imagem de Nossa Senhora, realizada pelos catequizandos e crismandos em suas casas. O vídeo da homenagem pode ser conferido no final desta notícia.
Como bem já destacou o Papa Francisco: “Ser Catequista é uma vocação e não um trabalho, porque envolve a vida; o catequista leva ao encontro com Jesus, com palavras, vida e testemunho”. Sem dúvida, é a coragem profética e o empenho dos catequista que permite a difusão do Evangelho em todas as partes do mundo e em qualquer situação social.
Everton Luiz de Paula, coordenador da Catequese paroquial