Entre os dias 20 e 23 de maio, acontece o 1º Congresso Regional de Presbíteros do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Hotel Fazenda Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, Distrito de Ouro Preto (MG).
Representando a Arquidiocese de Diamantina estão os padres Darlan Aparecido, reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, Alam Martins de Melo, vice-reitor do Seminário, Rodrigo Ramos, vigário da Forania do Serro e Darci Rodrigues, representante dos presbíteros.
O Congresso é direcionado aos coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, reitores, formadores e religiosos. O objetivo é propor uma reflexão sobre a situação atual do presbítero da Igreja no Brasil, a partir dos desafios na vivência do ministério presbiteral, que tocam diretamente o cuidado com a saúde física, espiritual, mental, dimensão pastoral, vida comunitária dentre outras demandas dos presbíteros.
“Contamos a assessoria do psicanalista Wiliam Castilho, do teólogo Manoel Godoy, dos bispos Dom José Carlos, da Diocese de Divinópolis, Dom José Aristeu, da Diocese de Luz e Dom Vicente de Paula Ferreira, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Somos 96 padres das Arqui (Dioceses) de Minas Gerais e do Espírito Santo. O objetivo deste congresso é conhecer os resultados da pesquisa feita junto a todos os padres do Brasil e traçar linhas para a pastoral presbiteral”, disse o padre Darci.
(Informações: Padre Darci Rodrigues)