Arquidiocese, Destaque, Notícias

PASTORAL FAMILIAR

Família, Caminho de Santidade: Arquidiocese de Diamantina Participa da Assembleia Regional da Pastoral Familiar

Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, a Diocese de Guaxupé, na acolhedora cidade de Poços de Caldas (MG), sediou a Assembleia Anual da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Um momento crucial de comunhão, discernimento e fortalecimento da missão junto às famílias de Minas Gerais.

O encontro, que reuniu líderes de todas as (Arqui)dioceses do Regional, teve como tema central: “Amor na família, percurso para a santidade”, e como lema inspirador: “Sede santos como vosso Pai é Santo” ($Mt$ 5, 48).

 

Presenças Episcopais e Sacerdotais

A Assembleia contou com a significativa presença de Bispos, que demonstraram seu apoio e carinho à Pastoral Familiar: Dom José Lanza Neto (Bispo da Diocese de Guaxupé), Dom Antônio Carlos Felix (Bispo da Diocese de Governador Valadares) e Dom Edson Oriolo (Bispo da Diocese de Leopoldina e Bispo Referencial da Pastoral Familiar). Também estiveram presentes o Padre Rodrigo Souza (Secretário Executivo da CNBB Regional Leste 2) e o Padre Wesley Clay (Assessor Eclesiástico Regional da Pastoral Familiar), além de diversos padres e diáconos.

 

Representação da Arquidiocese de Diamantina

Nossa Arquidiocese esteve representada pelo casal coordenador da Pastoral Familiar, Genesio e Alessandra, que trouxeram suas vivências e partilharam os desafios e as alegrias do trabalho realizado em nossa Província. A participação de nossos representantes é vital para integrar as diretrizes regionais e nacionais ao nosso contexto arquidiocesano.

 

Compromisso e Eleição de Coordenadores

A Assembleia foi marcada por profundos momentos de espiritualidade e discernimento pastoral. Entre as atividades centrais, foi realizada a eleição para a Coordenação Regional da Pastoral Familiar para o triênio 2026/2028. O casal Gilberto e Silvia foi reconduzido ao cargo de Coordenadores Regionais, expressando a confiança e o reconhecimento dos agentes pastorais. Para a Vice-Coordenação, foi eleito o casal Freud e Solange.

 

O Chamado à Santidade Familiar

Refletindo sobre o tema da santidade, a assembleia ecoou a importância de viver o Evangelho na rotina familiar. Nas palavras de Padre Reginaldo Silva, da Diocese de Guaxupé, a santidade é um caminho de humanização:

“É preciso exercitar a tolerância, a paciência e a mansidão para alcançarmos a santidade. Ser santo é se tornar mais humano. Quanto mais humano eu sou, mais santo me torno.”

Que a graça deste encontro fortaleça a Pastoral Familiar em toda a nossa Arquidiocese, inspirando as famílias a serem verdadeiras igrejas domésticas e percursos de amor e santidade!

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO