Arcebispo, Arquidiocese, Diamantina, Dom Darci, Institucional

Entrega da Capela de Santa Rita, Distrito de Sopa, Diamantina/MG

Eliana Tomaz de Almeida, secretária Arquidiocesana de Pastoral

O arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, CSsR, celebrará no dia 21 de maio (domingo), às 10h, a missa de entrega da Capela e da imagem de Santa Rita de Cássia, à comunidade de Sopa, distrito de Diamantina. A Comunidade é assistida pelo pároco do Senhor Bom Jesus, de Diamantina-MG, Pe. Nereu Pacífico dos Reis, que junto à comunidade preparou uma programação de muitas atrações para celebrar a reconstrução da Igreja.

Imagem de Santa Rita esculpida em madeira

Um pouco da história

Localizada a 25 quilômetros de Diamantina, a Capela de Santa Rita, construída no século 18, foi consumida por um incêndio no dia 4 de outubro de 2019. Ficaram em ruínas não só o templo de valor religioso, artístico, cultural e histórico, mas também o coração dos seus habitantes e devotos de Santa Rita. Diversas campanhas de mobilização foram realizadas, dentro e fora de Diamantina. Igualmente intensas foram as reuniões e planejamentos com o objetivo de reconstruir a capela. “Unidos para reconstruir” foi o nome dado à campanha de incentivo aos moradores e apoiadores da comunidade, que junto ao arcebispo, o pároco e as lideranças, iniciaram o projeto de reconstrução.

O arcebispo, em suas homilias, sempre motivou a união e empenho de todos na reconstrução, sobretudo, a Igreja Povo de Deus presente na comunidade: “…se nós mantivermos a unidade que esta assembleia expressa, então nós vamos reconstruir, sim, a igreja de tijolos, que ela não é nada mais do que reflexo da Igreja Viva que somos nós”.

Início da reconstrução – imagens de arquivo

Em outra ocasião, no mastro de Santa Rita, em maio de 2022, reiterou o arcebispo sobre o empenho da comunidade: “Está dando um trabalho danado e todos têm participado, porque o devoto de Santa Rita não desanima jamais, se inspira nela. Santa Rita foi uma santa lutadora, não é verdade”? Dom Darci pediu a todos para continuarem firmes nas orações e nas ações! “Que Santa Rita rogue por você e sua família”, destacou, dando a bênção aos presentes e aos que acompanhavam os festejos e transmissões em casa”.

Mesmo sem o espaço religioso oficial, a programação religiosa continuou na comunidade: celebrações, novenas e rezas do terço. Os tempos difíceis da covid-19 não arrefeceram os trabalhos, a proposta de reconstrução continuou sendo feita dentro do que era possível nas circunstâncias da pandemia e os seus moradores permanecerem firmes no mutirão em prol da reconstrução. Aos poucos, a esperança foi reconquistada e a esperança se fazendo notar nos alicerces que se reerguiam das ruínas e no rosto feliz dos seus moradores. O resultado final comprova que valeu a pena o esforço de todos.

A Capela de Santa Rita foi reconstruída, mesmo ainda não tendo recuperado a totalidade do acervo que se perdeu no incêndio. O contentamento se faz notar na cerca dos seus 500 moradores. O acervo original do altar, imagens sacras e demais objetos sagrados da capela, aos poucos vão sendo recolocados, graças às campanhas e doações.

Na fotografia, à frente da Igreja, Pe. Nereu e Dom Darci, respectivamente, na visita em maio de 2022.

Até o dia 13 de maio, a imagem de Santa Rita estará em peregrinação pelas paróquias de Diamantina. A antiga imagem, também consumida no incêndio, e a atual foi esculpida em madeira pelo artista sacro e civil Fernando Pedersini, de São João Del Rey-MG. A veste de Santa Rita foi confeccionada pela mãe do artista, Genura de Conto Pedersini (in memoriam). A prataria, o resplendor e a palma, manipulados pelo artista e artesão João Bosco Chaves, de São João Del Rey, foi uma doação do Santuário Nacional de Aparecida-SP. A imagem de Santa Rita foi doada pela família de Antônio Carlos Alves Pereira (Café) e Terezinha de Jesus Alves Pereira, do distrito de Sopa.

A solenidade de entrega da capela e da imagem de Santa Rita no dia 21 de maio é aguardada com grande expectativa. Espera-se grande número de fiéis, devotos de Santa Rita, bem como autoridades civis e religiosas. A programação teve início no dia 7 e segue até 22 de maio. Várias atividades estão programadas: visita da imagem de Santa Rita às paróquias de Diamantina, novenário, carreata, procissão, mastro, show pirotécnico, missas, roda de viola, dentre outras.

Deus seja louvado por este momento de ação de graças e de gratidão pela reconstrução da capela. A comunidade de Sopa cultiva suas tradições, devoções e, com sua capela reconstruída, ficou mais ainda fortalecida na fé e na esperança.

Confira a programação

07-13/05: Visita da imagem às paróquias

19/05, SEXTA-FEIRA:

18h: Saída da imagem de Santa Rita, em carreta, de Diamantina (Igreja do Bom Jesus) até o alto da caixa d’água, na Sopa, onde será acolhida por todos os devotos, seguindo em procissão para a Igreja. Celebração Eucarística.

20/05, SÁBADO:

18h: Oração do Terço de Santa Rita e Ladainha

18h30: Procissão com a bandeira, novena e, logo após, levantamento da bandeira ao mastro, com apresentação de show pirotécnico.

21/05, DOMINGO:

10h: Celebração Eucarística, presidida por Dom Darci José Nicioli. Cerimônia de entrega da Igreja à Comunidade e procissão pelas ruas da Comunidade.

22/05, SEGUNDA:

11H: Celebração Eucarística e após a Celebração, roda de viola.

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO