Arcebispo, Arquidiocese, CNBB, Dom Darci, Foranias, Institucional, Notícias do Clero, Pastorais

Primeira reunião do clero em 2023

Texto de Pe. Celso Fernando Alves
Fotografias de Pe. Nereu Pacífico dos Reis

Pe. Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB, ministrando formação sobre a CF 2023.

Tornou-se sede da Primeira Reunião do Clero da Arquidiocese de Diamantina, o Centro Pastoral da Arquidiocese, “Enrichetta Onorante Michisanti”. A Reunião aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro com a presença do Arcebispo que coordenou os trabalhos junto com a Coordenação de Pastoral Arquidiocesana.

No início da manhã do dia 14/02, tivemos a visita do Arcebispo Emérito, Dom João Bosco Óliver de Faria, que a pedido do Arcebispo Dom Darci José Nicioli, dirigiu suas palavras de encorajamento para a missão do sacerdote com seus desafios.

Ainda na parte da manhã, o principal assunto foi a Campanha da Fraternidade 2023. Foi realizado um Estudo sobre a mesma, com a Assessoria do Pe. Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB.

Dom João Bosco Óliver de Faria, arcebispo emérito de Diamantina, dirigindo-se ao clero arquidiocesano para encorajar a missão.

Na parte da tarde de terça-feira, 14, orientados pelo Pe. Nereu Pacífico dos Reis – Coordenador de Pastoral, fizemos memória da Caminhada Pastoral na Arquidiocese de Diamantina com importantes pontos que nos fizeram perceber a trajetória bonita de evangelização no Vale do Jequitinhonha e no Sertão, dando-nos, também ânimo para a nossa caminhada de realização do Projeto de Evangelização da Arquidiocese. Logo, foi-nos apresentada por Eliana Tomás – Secretária de Pastoral, a Síntese do Sínodo para a Etapa Continental. Após um breve intervalo, conversamos sobre a Assembleia de Pastoral da nossa Arquidiocese que será realizada no mês de novembro próximo. Este dia de muitos trabalhos e reflexões foi concluído com a Celebração Eucarística presidida pelo nosso Arcebispo.

Pe. Geraldo De Mori, sj, apresentando uma Análise de Conjuntura Eclesial, formulada a partir dos resultados compilados do Questionário Arquidiocesano.

Com a Celebração da Santa Missa que foi presidida por Pe. Tadeu do Rosário, iniciou-se o segundo dia da reunião, na quarta-feira, 15/02. Vários foram os assuntos abordados. Primeiramente foi realizada uma Análise de Conjuntura Eclesial a partir do Questionário Arquidiocesano pelo Pe. Geraldo De Mori, padre Jesuíta (FAJE). Após esta importante e necessária análise pastoral, conversou-se sobre outros assuntos pastorais, tais como: Pastoral Presbiteral, Pastoral Catequética, Pastoral Juvenil, dentre outros. Foi também revista a nossa agenda arquidiocesana e apresentada propostas de datas para a agenda do ano de 2024.

Foram momentos muito ricos de estudo, reflexão, partilha e sobretudo de encontro dos padres com o Arcebispo. Deus seja louvado por este tempo.

Juncti Valemus!

OUTRAS NOTÍCIAS

CNBB

VATICANO