Notícias_destaque

+ Dom Marcelo Pinto Carvalheira era arcebispo emérito da Paraíba

 

 

Faleceu neste sábado, 25 de março, aos 88 anos, o arcebispo emérito da Paraíba, dom Marcelo Pinto Carvalheira. Ele exerceu a vice-presidência da CNBB no período de 1998 a 2003.

 

Trajetória


Filho de Álvaro Pinto Carvalheira e Maria Tereza Mendonça Carvalheira, dom Marcelo entrou no Seminário Arquidiocesano de Olinda, em 1944. Em 1946, foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou a Filosofia e a Teologia e se especializou em Teologia Dogmática.

 

Ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, foi Professor de Teologia no Seminário de Olinda; Diretor Espiritual do Seminário; primeiro reitor do Seminário Regional do Nordeste Olinda; Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Subsecretário do Regional Nordeste 2 da CNBB.

 

Durante o regime militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado.

 

Foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba, em 29 de outubro de 1975. Em 9 de novembro de 1981, foi transferido para a Diocese de Guarabira, na Paraíba. Em 29 de novembro de 1995 foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, onde se tornou emérito em 2004.

 

Velório e sepultamento


Segundo informações da Arquidiocese da Paraíba, O corpo de Dom Marcelo Pinto Carvalheira será velado neste domingo, dia 26, a partir das 10h, na Catedral da Sé em Olinda (PE). A Missa de Corpo Presente será às 16h. Depois, o corpo será levado para a Catedral da Luz, em Guarabira (PB), onde será velado durante a noite. Na segunda-feira, dia 27, pela manhã, haverá uma Missa em Guarabira, e logo após o corpo será levado para João Pessoa, com chegada prevista para às 9h30. O velório será na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, está marcada para às 16h.

 

 

Anúncio da nomeação foi feito na manhã desta quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A Nunciatura Apostólica comunicou à CNBB que o Santo Padre, papa Francisco, acolhendo a solicitação de dom José Alberto Moura de poder contar com a ajuda de um coadjutor, nomeou arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG) dom João Justino de Medeiros Silva, transferindo-o do ofício de auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Atualmente é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB e também foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Educação do Regional Leste 2 da CNBB (Minas e Espírito Santo).  Em março de 2016, foi escolhido como membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), e tornou-se responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Segundo informações da própria arquidiocese, uma síntese da história daquela Igreja Particular para qual é enviado dom João Justino é a seguinte: "A criação da Diocese de Montes Claros ocorreu em  em 1910 pela Bula Postulat Sanede Pio X, por iniciativa do bispo coadjutor de Diamantina, dom Joaquim Silvério de Souza. Iniciativa que foi abraçada pelos religiosos premonstratenses já presentes na região, valendo-se, sobretudo, do periódico religioso (“A Verdade”) que haviam criado na futura sede do novo bispado. Com a criação da Província Eclesiástica de Montes Claros em 2001, dom Geraldo foi nomeado primeiro arcebispo de Montes Claros. Sua atuação foi decisiva para a organização pastoral desta igreja particular. Sua ação voltou-se intensamente às questões pastorais e evangelizadoras, trazendo um novo ânimo ao processo de renovação eclesiástica proposta pelos padres conciliares".

 

Hoje, celebramos o quarto aniversário da Ordenação Episcopal de Dom Darci José.

Que Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio roguem a Deus pelo nosso amado Pastor!

Em suas orações e preces, interceda e reze pelo nosso Arcebispo!

 


Mais Artigos...

Repositório de Notícias