Últimas Notícias

Modificar o tamanho de letra:

 

 

Dia Mundial das Comunicações será celebrado

na Arquidiocese de Diamantina


Durante a realização do I Encontro da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Diamantina, no dia 24 de março, foi proposto um calendário de atividades que tem como intuito sensibilizar, integrar e formar os agentes desta pastoral nas paróquias. Este encontro teve como objetivo levantar os dados da realidade atual da comunicação arquidiocesana e conhecer as iniciativas nas paróquias. Além disso, seu principal objetivo foi de iniciar o processo de implantação da Pascom paroquial.

 

Seguindo as propostas deste calendário, o evento inicial tem como foco a celebração do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em nível arquidiocesano, a ser realizado nos dias 27 e 28 de maio, festa da Ascensão do Senhor.

 

 

Para melhor celebrar esta data que tem como tema “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”, a Pascom arquidiocesana propõe dois níveis de aprofundamento do tema e da reflexão em torno deste momento. O primeiro deles, em nível arquidiocesano, trata-se de um encontro de reflexão sobre o tema proposto pelo papa, além de uma formação sobre o Documento 99 – Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil que terá início na tarde do dia 27 de maio, no Centro Arquidiocesano de Pastoral. Este encontro será encerrado com a Missa pelos Comunicadores, no domingo (28), às 10 horas, na Catedral Santo Antônio da Sé, em Diamantina, que será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Darci José Nicioli. Para mais informações sobre como participar desse evento, entre em contato com sua paróquia.

 

Como segundo momento dessa mobilização pela comunicação, agora em nível paroquial, foi proposto que em todas as paróquias essa data, o Dia Mundial das Comunicações, seja mencionada nos comentários iniciais e nas homilias das missas e, se possível, sejam rezadas as preces (logo abaixo) no dia 28. De acordo com as orientações da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, a Pascom, em conjunto com a Pastoral Litúrgica, estas e demais pastorais podem atuar em conjunto na preparação dessas celebrações com cantos, preces, motivações e dinâmicas próprias. Ao final da missa pode ser dada uma bênção especial aos comunicadores presentes.

 

O calendário do Projeto Pascom Diamantina ainda prevê para o segundo semestre encontros de comunicação por foranias com foco na formação dos agentes.

 

A seguir, veja a sugestão das preces para a celebração do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais:

 

 

 

PRECES PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

28 DE MAIO DE 2017


- Vos pedimos, Senhor, pelos editores de jornais, revistas e livros: nós suplicamos vosso auxilio, Senhor Jesus, para que nossa Imprensa seja autêntica e não se deixe corromper pelo dinheiro e pelo poder, rezemos.

Senhor, escutai nossa prece.

- Vos pedimos, Senhor, pelos profissionais das emissoras de rádio, para que sejam sensíveis à vossa presença em suas vidas, e se sintam inspirados a dispor suas vozes para anunciar a Boa-Nova, rezemos.

- Vos pedimos, Senhor, pelos profissionais da televisão, para que possam trabalhar pela formação das consciências em prol dos valores da vida, da justiça e da paz, rezemos.

- Vos pedimos, Senhor, pelos profissionais e usuários da Internet. Que esta tecnologia, que encurta as distâncias e aproxima as pessoas, seja instrumento eficaz para a cultura do encontro, rezemos.

- Vos pedimos, Senhor, pela Pastoral da Comunicação, anunciadora do Caminho da Verdade e da Vida. Para que os agentes desta pastoral sejam animadores de bons caminhos e ajudem a edificar a Igreja e o mundo com a verdade e o amor, levando vossa palavra a todos, rezemos.