Modificar o tamanho de letra:


A Arquidiocese de Diamantina deu início na última sexta-feira, 24, ao plano de rearticulação da Pastoral da Comunicação – Pascom. Reunindo mais de 60 pessoas no Centro Social Enriguetta Onorante Michisanti, o evento serviu como etapa inicial de um projeto piloto que tem como intuito ser modelo de implantação da Pascom para as demais arquidioceses do país.

 

Para isso, o encontro contou com a presença do arcebispo metropolitano dom Darci José Nicioli, do coordenador arquidiocesano da Pascom, padre Gilvan André Cardoso, do coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Nereu Pacífico dos Reis, representantes de cada forania, além dos assessores, irmão Diego Joaquim, Ricardo Alvarenga e Marcos Vinícius Carvalho.

 

O missionário redentorista e jornalista, irmão Diego, abriu os trabalhos falando sobre a Pastoral da Comunicação, o que ela representa e sua função dentro da Igreja. Em seguida, o doutorando em comunicação, Ricardo Alvarenga, compartilhou sua experiência na implantação da Pascom da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. O assessor de comunicação da Arquidiocese de Diamantina, Marcos Vinícius Carvalho, apresentou uma síntese das iniciativas da comunicação arquidiocesana no que se referem ao rádio, jornal impresso, sites e redes sociais, momento este que contou com a colaboração do coordenador arquidiocesano da Pascom, padre André.

 

Durante toda a manhã os participantes leigos, acompanhados pelos padres referenciais da comunicação arquidiocesana, puderam refletir e pensar sobre um plano efetivo com ações voltadas à comunicação arquidiocesana. Foi com esse intuito que ao final do encontro todos contribuíram para a formatação de um roteiro para construção de um projeto da Pascom, sendo lançada uma proposta de pesquisa das iniciativas de comunicação paroquial através de um questionário que fará um levantamento da realidade e deverá ser preenchido e entregue até o final do mês de abril.

 

Portanto, foram propostas quatro etapas no cronograma de articulação da Pascom que contemplam o “conhecer”, o “sensibilizar” no mês de abril, “integrar” em maio e momentos formativos que serão apreciados no segundo semestre.

 

O primeiro grande momento de articulação da Pascom será realizado no dia 28 de maio, quando será celebrada missa na Catedral pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais. Esta celebração culminará com o encerramento de um momento formativo, quando os comunicadores arquidiocesanos estarão reunidos no dia 27 para um estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

 

Em breve, o cronograma de atividades da Pascom proposto para este ano será divulgado aqui pela página da arquidiocese.