Modificar o tamanho de letra:

 

 

Currículo de Dom Geraldo Majela Reis


Com a renúncia ao ofício de Arcebispo Metropolitano de Diamantina, apresentada por Dom Geraldo de Proença Sigaud em 1980, e aceita pelo Santo Padre João Paulo II, foi nomeado interinamente Administrador Apostólico de Diamantina, o Sr. Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, S. Excia. Revma. Dom João Rezende Costa, que administrou a Arquidiocese até a nomeação do Sucessor, S. Excia. Revma. Dom Geraldo Majela Reis, em 03 de fevereiro de 1981. Dom Geraldo Majela Reis, Sacerdote da Arquidiocese de Mariana, nascido em Lamin MG a 24 de agosto de 1924. Foi ordenado Padre no dia 27 de novembro de 1949. Exerceu várias atividades pastorais, sendo inclusive Reitor do Seminário de Mariana. Foi eleito 1º Bispo Diocesano de Três Lagoas MG no dia 13 de Janeiro de 1978. No dia 03 de fevereiro de 1981 foi transferido como Arcebispo Metropolitano para a Arquidiocese de Diamantina.


Dom Geraldo Majela Reis deu continuidade aos trabalhos pastorais de seus antecessores. Fez muitas visitas pastorais, criou novas Paróquias, acompanhou as Semanas Catequéticas em 1984-1989, em preparação para os quinhentos anos de Evangelização da América Latina. Fundou a Pastoral da Criança, preparou um Plano de Pastoral, introduziu as Assembleias Arquidiocesanas. Criou a Casa dos Padres, hoje chamada ?Casa Mons. Gabriel? e a Casa de Pastoral São José, onde tinha sido Convento das Irmãs Clarissas. Encaminhou o pedido e o processo para a criação da Diocese de Guanhães. No dia 18 de dezembro de 1985, pela Bula Pontifícia ?Recte quidem?, o Santo Padre João Paulo criou a Diocese de Guanhães, desmembrando-a da Arquidiocese de Diamantina, e das dioceses de Governador Valadares e Itabira-Cel. Fabriciano. Com a criação da Diocese de Guanhães e a posse do seu primeiro Bispo Diocesano, S. Excia Revma. Dom Antônio Felipe de Cunha SDN em 1985, a Arquidiocese de Diamantina teve seu território reduzido, permanecendo na época com 30 Paróquias e 34 Municípios. Apesar disso, o território geográfico da Arquidiocese de Diamantina ainda é extenso com 45.171 km² e uma população de 500.000 mil habitantes, segundo o censo do IBGE 2001.


Em 1995, sentindo o Sr. Arcebispo Metropolitano Dom Geraldo Majela Reis enfermo, solicitou ao Santo Padre João Paulo II um Arcebispo Coadjutor.

 

Atividades antes do Episcopado


Atividades como Bispo